Carregando
Ver mais resultados

Tubos e Conexões DAISA

Tubos e conexões para instalações elétricas 

 

Tubos e conexões são partes fundamentais da estrutura de qualquer obra. São através dos eletrodutos, canaletas, e conexões, que os cabos e fios elétricos passam. 

 

Condução de energia com segurança

 

A utilização dos tubos e conexões elétricas em uma obra serve para evitar acidentes. Feitos de materiais flexíveis ou rígidos, os tubos e conexões elétricas permitem que fios e cabos elétricos passem pela parte interna dos pisos e paredes, e garantem a proteção destes contra o desgaste e a umidade. 

 

Além dos tubos e conexões elétricas, também é preciso usar acessórios como curvas, caixinhas, canaletas, perfilados, vergalhões e outros, para completar corretamente a instalação elétrica ou de telefonia. 

 

 

Na Decorwatts temos os melhores preços de tubos e conexões elétricos, e acessórios para completar essa fase estrutural de um projeto elétrico. Confira. 

 

Dúvidas frequentes sobre eletrodutos

 

 Eletrodutos

 

O que é e para que serve o eletroduto? 

 

O eletroduto é uma tubulação usada em instalações elétricas, por onde passam os fios e cabos elétricos. A sua função é proteger os fios e cabos elétricos de choques, calor excessivo e qualquer outro fator externo que possa vir a comprometer a segurança de uma instalação elétrica. 

 

Como são utilizados os eletrodutos? 

 

Os eletrodutos são normalmente embutidos dentro das paredes, lajes ou alvenaria. Mas também há a possibilidade de deixá-los à mostra, dependendo do projeto de design. Lembrando que é preciso ter cuidado com o manuseio e instalação dos eletrodutos, que são componentes importantes da segurança elétrica. 

 

Do que são feitos os eletrodutos? 

 

Os eletrodutos podem ser fabricados em materiais como aço de carbono, plástico rígido e plástico flexível. Os modelos mais comuns são os de plástico flexível, pela sua maleabilidade e preço relativamente mais baixo, se torna um equipamento mais popular na construção civil. 

 

Posso instalar mais de 1 cabo dentro do eletroduto? 

 

É possível instalar mais de 1 cabo dentro de eletrodutos, desde que a taxa de ocupação em relação à área transversal do eletroduto não seja superior a: 

  • 53% no caso de 1 condutor
  • 31% no caso de 2 condutores
  • 40% no caso de três ou mais condutores